O refugo dos animais deve ser feito somente pela idade?

A cada ano, o criador seleciona as ovelhas ou cabras que ficarão no rebanho. Seleciona as mais novas e descarta as mais velhas.
Capril Virtual

É comum o refugo dos animais somente pelos “dentes”, ou seja, refugo de fêmeas somente pela idade. A cada ano, o criador seleciona as ovelhas ou cabras que ficarão no rebanho. Seleciona as mais novas e descarta as mais velhas. Isso é certo? É errado?

Sim e sim. É certo descartar animais com dentes muito gastos, pois terão dificuldades para se alimentar e produzir no próximo ano. E sim, não é recomendado refugar os animais pelos problemas de dentes.

Porquê? Se usarmos somente os dentes como critério de seleção, o nosso rebanho e a nossa produção tendem a permanecer iguais. Não estamos a selecionar os melhores para multiplicar e melhorar ainda mais a produção. Nem sequer estamos a refugar os piores animais, e estes continuarão a ser multiplicados (permanecerão na exploração) e não melhoraremos a produção.

Ou seja, é perda de tempo e de dinheiro. Podemos ganhar mais se também selecionarmos o nosso rebanho para a produção.

Se quer saber mais, dia 3 de maio inicia nosso minicurso Seleção e Refugo - Fique com o que é bom e refugue o que não serve.

Totalmente online, através de imagens, textos e aúdios e com possibilidade de uma videoaula final. 

Aceda AQUI e saiba mais.

Notícia adaptada pela Equipe Capril Virtual com informações Capril Virtual (19/04/2022)



Gostou? Quer receber novidades sobre Ovinos e Caprinos no seu telemóvel? É gratuito:
WhatsApp https://bit.ly/zapCaprilPT

2019 - 2024 Capril Virtual - Política de Privacidade - contacto@caprilvirtual.pt